Fechar
Início do Conteúdo Principal

Rambutan

RambutanNome Científico: Nephelium lappaceum L.
Nomes populares: rambutão, rambutam, rambotão, ramboutan
Família: Sapindaceae
Distribuição geográfica e habitat: o rambutanzeiro é originário da Malásia e cultivado em diversos países da Ásia e na Austrália. No Brasil existem plantas produzindo nos estados da Bahia e Pará.
Características: é uma árvore de 6 a 12 m de altura de copa aberta e tronco reto.
Folhas: possuem 5 a 7 pares de folíolos, os quais medem de 5 a 10 cm de comprimento, são elípticos, glabros e verde-escuros na face superior e, pálidos na face inferior. As inflorescências são do tipo panícula, axilares ou terminais, com muitas flores unissexuais.
Fruto: é uma drupa ovóide de 5 a 8 cm de comprimento e 2 a 5 cm de largura, com uma semente, casca com colorido brilhante variando de rosa a vermelho e amarelo ao vermelho escuro, dependendo da cultivar. A casca tem espinho moles de 2 cm de comprimentos que cobrem todo o fruto. O arilo ou parte comestível é translúcido, sucoso, aderido a uma sementes grande, achatada, de 2 a 3 cm de comprimento e, perfaz 28 a 54 % do fruto, é consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias. o sabor da polpa é subácido a adocicado, lembrando o da lichia ou da uva, com açúcares em torno de 10 a 12 %.
Clima e solo: é uma planta tipicamente tropical, sendo cultivada somente em locais com temperaturas acima de 15ºC no inverno, não suportando estiagem e ventos. Os solos devem ser profundos, bem drenados e ricos em matéria orgânica.
Valor nutricional: 100 gramas da parte comestível do fruto contém 82 g de água, 64 g de calorias, 1 g de proteína, o,1 g de gorduras, 16,5 de carboidratos e, 1,1 g de fibras. Tem médios teores de cálcio, potássio e ácido ascórbico.
Propagação: a planta pode ser propagada por semente, enxertia e alporquia.
Variedades: uma boa variedade deve produzir, satisfatoriamente, frutos maiores que 34 g, com SST acima de 19 ºBrix e aparência atrativa. Há cultivares selecionados na Austrália.
Utilização: o arilo é consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/rambutao/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas