Fechar
Início do Conteúdo Principal

Tangerina

TangerinaNome científico: Citrus spp
Nomes populares: Tangerina, mexerica, bergamota, vergamota, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, clementina; mandarine fruit ou simplesmente mandarine, em inglês
Família botânica: Rutaceae
Características gerais: As tangerinas são frutas cítricas, pertencentes a diversas espécies e variedades, e seus híbridos, o que dá uma oferta de diferentes frutos, todos chamados de tangerinas em nosso mercado, além de ampliar o período de oferta. Em inglês recebeu o nome de “mandarim” e no Sul é chamada de bergamota. A variedade mais comum e mais antiga que tem lugar importante no mercado é a tangerina Cravo, por ser de ótima qualidade e precoce, ofertada entre os meses de março a maio em SP, outra é a mexerica, que entra um pouco depois, entre maio e junho, enquanto a principal variedade, a Ponkan é ofertada entre abril e agosto, completando o ciclo da tangerina, pela híbrido Murkott, de agosto até o final do ano. Novos híbridos e variedades têm sido introduzidos e comercializados, ampliando um pouco mais as citadas épocas, como a Satsuma, por exemplo, mais precoce que a Cravo. Tangerinas e híbridos têm sido também importados da Argentina, Uruguai e Espanha. As características principais das tangerinas são: serem facilmente descascadas à mão, doces, ou de pouca acidez, atrativas pela sua cor avermelhada, algumas com poucas ou sem sementes, de aroma e sabor agradáveis, por isso são consumidas principalmente ao natural.
Variedades: A Ponkan é a variedade mais comercializada no Ceagesp. As demais tangerinas, no geral, tem melhor qualidade que a Ponkan. Esta é mais popular pela sua oferta e tamanho grande e baixo número de sementes. Entre as tangerinas e seus híbridos, a Murcott tem a melhor fruta em termos de qualidade e é a mais adequada para se fazer suco. Como nos outros tipos de citros, as tangerinas também têm uma larga faixa de oferta no mercado, devido às muitas variedades, podendo ser encontradas de fevereiro a novembro, embora com qualidade variável, pois o ideal é o consumo de cada variedade em sua época principal de colheita, mas é usual a oferta de fruta verde ou passada no início e fim, respectivamente. Além disso, o preço varia muito também, sendo bem menor na época de colheita.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
VALOR NUTRICIONAL As qualidades internas do suco da tangerina são comparáveis às das laranjas, com menor quantidade, mas com níveis de acidez e teor de sólidos solúveis próximos, além de serem muito atrativas ao consumidor, pela sua cor avermelhada e facilidade de descascar.
Minerais – Cálcio – 35 mg; ferro – 0,15 mg; magnésio – 0,12 mg; fósforo – 20 mg; potássio – 166 mg; sódio – 2 mg.
Vitaminas – vitamina A – 680 UI; vitamina C – 26 mg; vitamina E – 0,2 mg; B3 – 0,35 mg; B1 – 0,05 mg; B2 – 0,05 mg; vitamina B6 – 0,1 mg.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS As tangerinas formam, dentre os cítricos, um grupo com grande diversidade de formas, sabores e aromas. Originadas na Ásia, chegou ao Brasil por ocasião do descobrimento e espalhou-se por quase todos os estados, sendo São Paulo atualmente seu maior produtor. Consumidas quase que em sua totalidade in natura, agrada a grande maioria dos consumidores por apresentarem sabor para todos os gostos e pela facilidade em descascar. Além da tradicional tangerina Ponkan, faz parte desse grupo as mexericas e também muitos híbridos, sendo o mais conhecido nos mercados brasileiros, o tangor Murcott. Qualidade é fundamental para a fruta de mesa e, no caso das tangerinas, cuidados especiais devem ser dispensados no campo e também na pós-colheita. Além do plantio em áreas que proporcionem coloração atrativa ao consumidor, práticas como raleio devem ser adotadas para que se obtenham frutos de tamanho adequado ao requerido pelo mercado. Depois do produto pronto no campo, sua colheita merece toda a atenção para que não se perca todo o investimento na obtenção de uma fruta de qualidade. Por serem consumidas destacando seus gomos e ingerindo-os por inteiro, trazem grandes benefícios à saúde por terem propriedades nutricionais importantes e também por possuírem grandes quantidades de fibras.
Dra. ROSE MARY PIO, IAC, Campinas, SP.
Fonte: http://www.todafruta.com.br/tangerina/

Outras Mudas - Plantas Cítricas