Fechar
Início do Conteúdo Principal

Hibiscos

Hibiscos Nome Científico: Hibiscus sabdariffaSinonímia: Sabdariffa rubra, Hibiscus cannabinus, Hibiscus cruentus, Hibiscus fraternus, Hibiscus palmatilobusNomes Populares: Vinagreira, Hibisco, Hibiscus, Rosela, Rosélia, Groselha, Groselha-de-flor-roxa, Graxa-de-estudante, Azedinha, Azeda-da-guiné, Quiabo-azedo, Caruru-azedo, Caruru-da-guiné, Quiabo-de-angola, Quiabo-róseo, Quiabo-roxo, Quiabo-azedo, João-gome, Agio-de-guiné, Flor-de-jamaica, Jamaica, Husa, Cardadé, Rosa-da-jamaica, Chá-da-jamaica, Pampulha, Pampola, Agrião-de-guiné, Papoula-de-duas-coresFamília: MalvaceaeClima: Equatorial, Subtropical, TropicalOrigem: Ásia, Himalaia, ÍndiaAltura: 1.2 a 1.8 metrosLuminosidade: Sol Pleno É comum seu plantio em hortas e jardins de ervas, por suas propriedades medicinais e partes comestíveis. Ricas em ferro e de sabor picante, as folhas da vinagreira podem ser utilizadas como verdura, em saladas e cozidos, como o famoso arroz de cuxá, típico da gastronomia maranhense. Os cálices também prestam-se para o feitio de sucos, chás, compotas, geléias, conservas, licores, vinhos e xaropes. Curiosidade: Da ramagem da planta ainda se podem extrair fibras têxteis, com diversas aplicações industriais.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Apesar de perene, a vinagreira deve ser conduzida como anual ou bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo, necessitando de replantio. Suscetível ao ataque de nematóides, que enfraquecem as plantas de forma gradual. Por este motivo não é indicado replantá-la anualmente no mesmo local. No tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se por sementes postas a germinar em estufa no fim do inverno.
Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.Fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/vinagreira-hibiscus-sabdariffa.html

Outras Mudas - Plantas Ornamentais