Fechar
Início do Conteúdo Principal

Framboesa

FramboesaNome científicoRubus spp
Nome popular: Framboesa
Família botânica: Rosaceae
Características gerais: A framboeseira tem sua origem no centro e norte da Europa, zonas montanhosas do mediterrâneo, e parte da Ásia. Os primeiros relatos datam da era pré-cristã, aos pés das montanhas de Ide, na Ásia Menor. É um fruto agregado, que possui de 10 a 20 mm de diâmetro e 2,5 a 5 g de peso, com sabor doce ou ligeiramente ácido e aroma característico. O amadurecimento do fruto após a polinização leva em torno de 30 a 35 dias, dependendo da cultivar. Existem cultivares de frutos amarelos, negros e vermelhos. A colheita das frutas ocorre quando atingem grau de maturação máxima, onde apresentam valores de pH de 2,65 a 3,20, teor de sólidos solúveis totais 9,2 a 13,0 oBrix e acidez titulável de 0,29 a 2,3% .
Regiões produtoras: Os maiores produtores de framboesa são a Rússia, seguida por Sérvia, Montenegro, Estados Unidos e Polônia. Na América Latina, o Chile é o maior produtor e, nos últimos anos, os plantios de framboeseira aumentaram significativamente na Argentina e no Uruguai. No Brasil, a produção iniciou-se com a chegada dos imigrantes alemães, que a cultivavam nos quintais de suas colônias, visando ao consumo familiar. Atualmente a produção comercial está localizada em Campos do Jordão e Espírito Santo do Pinhal, SP, com o intuito de abastecer pequenas agroindústrias locais, e nas regiões de Vacaria e Caxias do Sul, RS, e no Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. Devido ao crescente interesse pelas frutas que têm grande valor para a saúde, o mercado da framboesa tem se expandido nos últimos anos, havendo a necessidade de importações de frutos principalmente do Chile, na forma congelada, para abastecimento das indústrias brasileiras.
Cuidados com os frutos: As cultivares de framboesa existentes no Brasil foram importadas dos EUA, sendo que as mais utilizadas são as seguintes: Autumn Bliss, Batum, Berkeley, Heritage, Scepter, Southland e Framboesa Preta. A produção da framboesa concentra-se nos meses de novembro-dezembro até abril. Os frutos são colhidos maduros e apresentam curto período de conservação, de no máximo 4 dias em geladeira. Para a conservação por período maior, os frutos devem ser lavados em solução de hipoclorito de sódio, depois enxaguados em água corrente e colocados em sacos plásticos para conservação em freezer.
Usos: Framboesas são mundialmente conhecidas devido ao acentuado sabor e aroma característico da fruta. Todas as partes da planta (frutos, ramos, folhas e raízes) são utilizadas como alimento ou para uso medicinal. Os frutos podem ser consumidos frescos, enlatados, congelados, sorvetes, geleias, em conserva, yogurtes e usado para fazer cobertura e recheio de bolos. Os ramos jovens podem ser colhidos da planta na primavera e cozidos como o aspargo. As folhas são secas e usadas para fazer chá e para substituir o café para as pessoas que não podem ingerir cafeína. As raízes mais tenras são cozidas e consumidas como um legume. O plantio de framboesa tem também um efeito benéfico para o meio ambiente, porque pode ser implantado em locais de corte e taludes de estrada para proteção do terreno contra erosão e em locais degradados e contaminados por vazamentos de óleo.


Fonte: http://www.todafruta.com.br/framboesa/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas