Fechar
Início do Conteúdo Principal

Jenipapo

Jenipapo Nome da fruta: Jenipapo
Nome científico: Genipa americana L.
Família botânica: Rubiaceae
Categoria: Semiácida
Característiscas da planta: Árvore geralmente com 15 metros de altura. Folhas grandes, lisas. Flores vistosas, de coloração amarela, reunidas em inflorescência.
Fruto: Tipo baga, globoso ou ovóide. Polpa doce e ácida, suculenta, de aroma forte, que envolve as numerosas sementes.
Frutificação: Quase o ano todo.
Propagação: Semente
jenipapo possui as vitaminas B1B2B5 e C. Mineraiscálcio – 249 mg em 100 gramas ferro.
O melhor uso do jenipapo é ao natural ou em forma de suco. Do jenipapo também se faz um ótimo licor, encontrado principalmente no Nordeste brasileiro. A quantidade do mineral ferro existente no fruto supre as nossas necessidades diárias se fizermos sempre uso dele.
O consumo do jenipapo é ótimo no combate à asma e contra os vômitos durante a gravidez, chegando mesmo a eliminá-los.
O seu suco é utilizado por algumas tribos indígenas brasileiras para enegrecer o rosto e o corpo.
jenipapeiro traz na sua história uma contradição. Há quem diga se tratar de uma árvore doméstica, raramente encontrada no interior dos matos, uma árvore que “gosta de gente”. E há aqueles que temem sua proximidade, acreditando que a árvore guarda fantasmas, poderosos o bastante para impedir o crescimento dos rebanhos de gado.
Outros, ainda mais céticos e práticos, têm uma razão diferente para não indicar o plantio do jenipapeiro próximo às casas: quando maduros, os frutos de pouco mais de 10 cm de diâmetro caem do alto dos 15 metros da árvore com força suficiente para destruir telhas ou mesmo atravessar telhados.
Porém, o jenipapo oferece diversas compensações para esses melefícios eventuais. Além de ser largamente empregado na produção artesanal de xarope para tosse (conhecido no Nordeste pelo nome de “lambedor“) e da crença de que dá energia aos homens e maior poder de atração às mulheres, o jenipapo por si só, maduro ou verde, é muito apreciado pelas populações das regiões onde ocorre. Tanto na Amazônia, de onde é originário, como no Nordeste Centro-Oeste, por onde se espalhou.

Fonte: http://poderdasfrutas.com/categoria/jenipapo/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas