Fechar
Início do Conteúdo Principal

Mamey

MameyNome científicoMammea americana L.
Nomes populares: Abricó-do-pará, abricó, abricó-das-antilhas, abricó-selvagem, mamey-de-são-domingo, mammee-aple (inglês), mamey-de-cartagena (espanhol).
Família botânica: Clusiaceae (Guttiferae)
Distribuição geográfica e habitat: Nativa das Índias Ocidentais até parte da América do Sul. Distribui-se no México e em alguns países da América Central. No Brasil, foi inicialmente cultivado na arborização de ruas, preferindo altitudes até 1.000 m.
Características gerais: Planta lactescente, de porte médio a grande, com 10 m até 25 metros de altura. É uma árvore com ramos laterais curtos, densa folhagem, exsudando látex. O tronco é escuro, geralmente reto. Folhas: simples, elípticas, com pecíolo curto, coriáceas, glabras, brilhantes, de coloração verde-escura, com margens inteiras. Flores: é uma espécie androdioica, ou seja, possui plantas somente com flores masculinas e plantas com flores hermafroditas, estas produtivas. As flores hermafroditas possuem duas sépalas e quatro pétalas perfumadas e brancas. As flores masculinas são menores. Fruto: é uma baga, cuja “casca” é constituída pelo epicarpo e mesocarpo, que juntos, representam 13% do peso dos frutos; o endocarpo é a porção comestível com 70% e o restante do fruto é representado pelas volumosas sementes, com 16%. A polpa é amarela a alaranjada (amarelo canário), firme, cremosa, um pouco aromática e acidulada, rica em vitamina A (290 mg/100g). Podem pesar de 500 g até mais de 4 kg.
Clima e solo: Prefere clima ameno, com período chuvoso na maior parte do ano. Suporta temperaturas mínimas entre 10 e 12 °C, com ideal acima de 16 °C. Desenvolve-se bem em vários tipos de solos, preferindo os bem drenados e adubados.
Usos: Os frutos podem ser colhidos na planta e amadurecidos após colhidos, desde que bem desenvolvidos. Podem ser consumidos ao natural, em compota ou para fazer licor. Geralmente são consumidos ao natural, sendo encontrados nas feiras livres da cidade de Belém. Usa-se fatiar os frutos e salpicar açúcar e consumi-los gelados. É medicinal. Usado como inseticida e para o tratamento de queda de cabelos, diarreia e problemas digestivos. A árvore pode ser usada como ornamental devido a sua copa piramidal e com folhagem brilhante e densa.
Propagação: Pode ser propagada por semente ou enxertia.
Fonte: Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp).
Fonte: http://www.todafruta.com.br/abrico-da-praia/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas