Fechar
Início do Conteúdo Principal

Marmelo Portugal

Marmelo Portugal Nome científico: Cydonia oblonga Mill
Nome popular: Marmelo; quince, em inglês; membrillo, em espanhol.
Família  botânica: Rosaceae
Origem e dispersão: O marmeleiro é originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste de Europa.
Características gerais: O marmeleiro é uma planta de porte médio (3 a 6 metros), de folhas caducas, de sistema radicular superficial e fasciculado, com tronco tortuoso e copa arredondada. Os frutos são, normalmente, amarelos quando maduros, grandes e bastante aromáticos. É originário da Ásia Menor e do sudeste europeu. Foi muito produzido na Europa e ainda é importante na Turquia. Foi uma das primeiras frutas introduzidas pelos portugueses no Brasil, onde ganhou alguma importância, pois foi muito utilizado para se fazer marmelada, um doce muito apreciado há algum tempo. Ainda é produzido em algumas regiões de Minas Gerais. O fruto mede cerca de 6 a 8 cm, pesa em torno de 50 a 80 g, amarelo quando maduro, ou esverdeado e aromático. Pela queda da produção nacional, tem sido importado do Uruguai e Argentina.
Clima e solo: o marmeleiro requer menos horas de frio do que a macieira e a pereira. Por isso, no Brasil, esta planta pode ser cultivada desde o Rio Grande de Sul até Minas Gerais.
Propagação: o marmeleiro pode ser propagado vegetativamente por estaquia, mergulhia (de cepa ou em sulcos) e por enxertia (borbulhia ou garfagem) sobre porta-enxertos produzidos vegetativamente.
Variedades: os cultivares Portugal e Maça são os mais produtivos.
Utilização: o marmeleiro, no Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada, e os frutos são importados do Uruguai e Argentina.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp).
O fruto é ácido, pouco ou não consumido ao natural, tem bons níveis de carboidrato, energia, pectina e fibras.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/marmelo/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas