Fechar
Início do Conteúdo Principal

Pitomba

PitombaNome Científico: Talisia esculenta (Cambess.) Radlk.
Nome Popular: Pitomba, pitomba-do-norte, olho-de-boi, grão-de-galo, pitomba-de-macaco, pitomba-da-mata.
Família Botânica: Sapindaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil, Bolívia e Paraguai. No Brasil, ocorre principalmente na Caatinga, Floresta Ciliar ou de Galeria, Floresta de Terra Firme, Floresta de Várzea, Floresta Ombrófila Densa, e colonizando áreas antrópicas.
Características Gerais: Planta pode atingir entre 6 e 15 m de altura, com copa ampla, muito ramificada.
Tronco: ereto, revestido por casca com ritidoma escamoso, de cor acinzentada.
Folhas: alternas, compostas pinadas, pecioladas, com 2 a 4 pares de folíolos membranáceos, elípticos a oblongos, de ápice acuminado e base aguda, glabros, com nervuras impressas na face superior e inferior.
Flores: pequenas, de coloração branca a levemente rosadas, dispostas em panículas terminais.
Frutos: são bagas subglobosas, apiculadas, com epicarpo amarelo, coriáceo, fácil de abrir, com uma a duas sementes, grandes, envoltas em polpa translúcida, carnosa com arilo branco, de sabor doce. Os frutos estão dispostos em cachos de 10 a 2 unidades com pedúnculo curto.
Clima e Solo: Planta tropical adaptando-se bem em áreas sub-tropicais. Prefere solos aluviais, em fundos de vales.  
Usos: Os frutos são consumidos in natura, comercializados em feiras livres do Norte e Nordeste. A polpa do fruto é rica em vitamina C e possui também cálcio e fósforo. Para 100 g de polpa a constituição é a seguinte: água – 90,5 g, calorias – 34, proteínas – 0,4 g, lipídios – 0,1 g, carboidratos – 8,8 g, fibras e cinzas – 0,2 g cada. A madeira pode ser usada para forros, batentes, assoalho, carpintaria e marcenaria. As sementes são tidas como anti-diarréicas e usadas como adstringentes. O chá das sementes é utilizado para amenizar os problemas de desidratação. Por outro lado, o chá das folhas é indicado para as “dores de cadeira” e para os problemas renais. É indicada para ser usada na recuperação de áreas degradadas e também para o paisagismo e arborização de parques e praças.
Fonte: http://www.todafruta.com.br/pitomba-do-norte/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas