Fechar
Início do Conteúdo Principal

Tangerina

TangerinaNome científico: Citrus spp
Nomes populares: Tangerina, mexerica, bergamota, vergamota, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, mimosa, clementina; mandarine fruit ou simplesmente mandarine, em inglês
Família botânica: Rutaceae
Características gerais: As tangerinas são frutas cítricas, pertencentes a diversas espécies e variedades, e seus híbridos, o que dá uma oferta de diferentes frutos, todos chamados de tangerinas em nosso mercado, além de ampliar o período de oferta. Em inglês recebeu o nome de “mandarim” e no Sul é chamada de bergamota. A variedade mais comum e mais antiga que tem lugar importante no mercado é a tangerina Cravo, por ser de ótima qualidade e precoce, ofertada entre os meses de março a maio em SP, outra é a mexerica, que entra um pouco depois, entre maio e junho, enquanto a principal variedade, a Ponkan é ofertada entre abril e agosto, completando o ciclo da tangerina, pela híbrido Murkott, de agosto até o final do ano. Novos híbridos e variedades têm sido introduzidos e comercializados, ampliando um pouco mais as citadas épocas, como a Satsuma, por exemplo, mais precoce que a Cravo. Tangerinas e híbridos têm sido também importados da Argentina, Uruguai e Espanha. As características principais das tangerinas são: serem facilmente descascadas à mão, doces, ou de pouca acidez, atrativas pela sua cor avermelhada, algumas com poucas ou sem sementes, de aroma e sabor agradáveis, por isso são consumidas principalmente ao natural.
Variedades: A Ponkan é a variedade mais comercializada no Ceagesp. As demais tangerinas, no geral, tem melhor qualidade que a Ponkan. Esta é mais popular pela sua oferta e tamanho grande e baixo número de sementes. Entre as tangerinas e seus híbridos, a Murcott tem a melhor fruta em termos de qualidade e é a mais adequada para se fazer suco. Como nos outros tipos de citros, as tangerinas também têm uma larga faixa de oferta no mercado, devido às muitas variedades, podendo ser encontradas de fevereiro a novembro, embora com qualidade variável, pois o ideal é o consumo de cada variedade em sua época principal de colheita, mas é usual a oferta de fruta verde ou passada no início e fim, respectivamente. Além disso, o preço varia muito também, sendo bem menor na época de colheita.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/tangerina/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas