Fechar
Início do Conteúdo Principal

Nectarina (branca)

Nectarina (branca)A Nectarina é uma fruta da família das Rosáceas originária na China e melhorada na América do Norte.
A nectarina é um fruto redondo, com a polpa sumarenta e com caroço, parecida com o pêssego e a sua pele é lisa como a da ameixa.
De facto, a nectarina é um pêssego careca obtido por mutação genética do cruzamento do gene do indumento com o gene da pele suave. Além disso tem uma cor mais viva (entre vermelho brilhante e amarelo) e é geralmente mais pequena. 
Contrariamente ao que as pessoas pensam, a nectarina não é um cruzamento entre pêssego e ameixa. É uma variedade espontânea de pêssego e deste modo os pêssegos e as nectarinas são geneticamente equivalentes.
A palavra nectarina provém de ‘néctar’ devido ao seu bom aroma e gosto. A nectarina é cultivada desde há muito tempo. Era conhecida em Inglaterra desde finais do século XVI e, por razões um pouco desconhecidas, esteve ausente dos mercados europeus durante muito tempo. Atualmente o seu consumo tem crescido, em especial em França, Reino Unido e Alemanha.
Existe uma grande quantidade de variedades que são cultivadas em todo o mundo. 
A nectarina, dependendo da variedade, pode ter forma redonda ou oval, casca lisa, de cor que varia entre amarelo e o vermelho. A polpa é suculenta, agridoce, aromática e de cor amarela, branca ou avermelhada. A nectarina é uma fonte razoavelmente rica em betacaroteno, potássio e pectina, uma fibra extremamente solúvel. 
Contém vitamina A – indispensável para a proteção da vista, conservação da saúde da pele e auxilia no crescimento -, vitamina C – que dá resistência aos tecidos e age contra as infeções.
Contém ainda Niacina, uma vitamina bastante importante que atua, juntamente com outras substâncias, na digestão além de estimular o apetite.
A sua polpa é rica em bioflavonóides e carotenóides, pigmentos vegetais antioxidantes que ajudam na proteção contra o cancro e outras doenças, reduzindo os danos causados às células pela queima do oxigênio no organismo. 
A casca contém fibra insolúvel, que ajuda a prevenir a prisão de ventre.
Segundo os entendidos, a nectarina é energética, aumenta a disposição, ajuda a diminuir a sensação de preguiça no Verão. Valor calórico: 100gramas contém cerca de 55 calorias Valor calórico: 100gramas contém cerca de 55 caloriasFonte: http://www.frutasclasse.com/index.php/pt/produtos/nectarina

Outras Mudas - Plantas Frutíferas do Sul