Fechar
Início do Conteúdo Principal

Manguba

Manguba
Nome Científico: Pachira aquatica Aubl.
Nomes populares: Monguba, mamorana, castanha-das-guianas, cacau-selvagem, castanha-d´água.
Família Botânica: Malvaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: No Brasil, é característica das Matas inundáveis do litoral do Pará até o Maranhão. Brasil, Belize, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guianas, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Suriname, Venezuela, China.
 Características Gerais: Tronco: curto, levemente fissurado. Folhas: compostas, palmadas, com 3 a 9 folíolos glabros, cuto-peciolulados. Flores: solitárias, formadas na extremidade dos ramos, com longos estames branco-creme de extremidade marrom-avermelhada. Frutos: são cápsulas semilenhosas, deiscentes, de até 1,7 kg, contendo muitas sementes – castanhas comestíveis. São semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes.
Clima e Solo: Prefere solos inundáveis nas margens dos rios e igapós porém, também cresce bem em terrenos mais secos.  
Usos: As sementes, castanhas comestíveis, são muito apreciadas pelas populações amazônicas das Guianas podendo ser consumidas cruas ou cozidas, torradas e moídas, substituindo o café e o chocolate. A casca fibrosa pode ser usada em cordoaria. As castanhas podem ser cozidas, torradas e, consumidas como farinha, pelo seu sabor apreciado parecido com o da batata e semelhante ao do cacau, podendo ser consumida com leite. Estudos desenvolvidos sobre a composição das sementes demonstram que a Pachira aquatica tem um elevado teor de óleo, 44,1%, sendo o ácido palmítico o seu principal componente. Observou-se, também, a existência de proteína com alto teor de triptofano. A madeira é leve, frouxa, porosa. Usada para caixotaria, molduras e pasta celulósica. Como ornamental, é muito cultivada na arborização rural e urbana de várias cidades do interior do país, por produzir ótima sombra devendo-se tomar cuidado com os frutos que são grandes. São árvores de excelente efeito decorativo. As plantas jovens envasadas são excelentes para ambientes internos bem iluminados. Os países asiáticos são importantes produtores e exportadores da planta nesta forma. Ela é disposta nos ambientes de acordo com o feng shui e a ela é atribuída reputação de atrair dinheiro e prosperidade. É conhecida como money tree ou árvore-do-dinheiro. Geralmente são vendidas plantas com três ou mais caules trançados para que formem apenas um tronco de aspecto decorativo.  A dispersão é realizada pela fauna.     
Fonte: http://www.todafruta.com.br/monguba/

Outras Mudas Nativas para Reflorestamento