Fechar
Início do Conteúdo Principal

Fruta Pão

Fruta PãoNome científico: Artocarpus altilis (Park.) Fosberg.
Sinonímias: Artocarpus communis J.R. Forst. & G. Forst., Artocarpus incisus (Thunb.) L. f., Radermachia incisa Thunb., Sitodium altile Parkinson
Nome comum: Fruta-pão, sukum, breadfruit, rimas, pana.
Família Botânica: Moraceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Originária do Sudeste da Ásia (Indonésia e Índia) e a Polinésia.Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Estados Unidos, Venezuela. Atualmente está distribuída nos trópicos.
Clima e Solo: Desenvolve-se bem em clima quente e úmido, com temperaturas entre 20 e 32 oC e precipitação pluvial anual acima de 1500 mm, bem distribuída. Os solos devem ser profundos, férteis e ricos em matéria orgânica para propiciar boa retenção de umidade.
Características gerais: É uma árvore que alcança até 35 m de altura, possui tronco ramificado com folhas e inflorescências nos ramos terminais. A planta possui canais lactíferos em todas as partes. Tronco: ramificado. Folhas: variam de oval a elíptica, medindo 30 a 60 cm de comprimento e 20 a 30 cm de largura. Flores: as inflorescências saem das axilas das folhas nos ramos terminais com inflorescências masculinas e femininas. Frutos: é um sincarpo arredondado, com 10 a 30 cm de diâmetro, possui um receptáculo central constituído pelo prolongamento do pedúnculo, ao redor do qual há centenas de carpelos, com polpa amarelada e esbranquiçada, com sabor suave quando maduro. Há frutos com e sem sementes. A polpa crua apresenta a seguinte composição em 100 g de peso; calorias 96; proteínas 1,3 a 1,7 g; cálcio 29 mg; fósforo 40 mg; ferro 0,7 mg; vitamina a – 2 mg vitamina B1 – 0,08 mg; vitamina B2 – 0,06 mg e vitamina C – 12 mg. Os carboidratos perfazem 70 a 80% do peso seco.
Usos: As frutas inteiras podem ser cozidas, em seguida, retirado o núcleo, e encher de outros alimentos, como o leite de coco, açúcar e manteiga e carnes cozidas.  Um produto comum é uma mistura de fruta-pão cozida ou purê de fruta-pão fermentado misturado com coco e cozido em leite. A fruta-pão contem aproximadamente 25% de carboidratos e 70% de água. Tem um valor médio de vitamina C (20 mg/100 g), pequenas quantidades de minerais (potássio e zinco ) e tiamina (100 ug/100 g). A polpa da fruta-pão sem sementes é consumida cozida, assada, torrada ou frita quando ainda verde, estádio que contém mais açúcares totais, até 19% do peso seco. Nos frutos com sementes, estas são consumidas após serem fervidas ou torradas. A fruta-pão é muito rica em amido. Quando cozida, o sabor da fruta-pão é descrito como o da batata. A madeira pode ser usada na construção de canoas e casas devido à sua resistência ao ataque de cupins e vermes marinhos. No Hahiti, a madeira é usada para fazer tigelas, esculturas, móveis e até mesmo pranchas de surf. Na medicina tradicional é usada no tratamento de doenças que vão desde dor nos olhos a dor ciática. Os havaianos nativos usam seu pegajoso látex para prender pássaros. Foram identificados três compostos que atuam como repelentes de insetos. Pode ser usada no paisagismo urbano e rural e na recuperação de áreas degradadas.  
Curiosidades: É polinizada por abelhas. A dispersão é zoocórica. De acordo com um mito havaiano, a fruta-pão originou-se do sacrifício do Deus da guerra Ku. Depois de decidir viver secretamente entre os mortais como um fazendeiro, Ku casou e teve filhos. Ele e sua família viveram felizes até começaram a passar fome na ilha em que viviam. Quando ele já não podia suportar ver seus filhos sofrerem, Ku disse à esposa que ele poderia livrá-los da fome, mas para isso ele teria que deixá-los. Relutante, ela concordou. Ku desapareceu, e do local do desaparecimento, regado de lágrimas da família, uma árvore alta e frondosa nasceu com frutos pesados que alimentaram a família e os vizinhos de Ku, que foram salvas da fome.
Fonte: http://www.todafruta.com.br/fruta-pao/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas