Fechar
Início do Conteúdo Principal

Jambolão

Jambolão Nome Científico: Syzygium cumini (L.) Skeels
Nome Popular: jambolão, jamelão, azeitona-doce, cereja, indian black berry.
Família Botânica: Myrtaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: É uma árvore originária da Índia e Sri Lanka.

Características Gerais: É uma árvore frondosa, rústica, podendo o troco ser tortuoso. 

Folhas: simples, coriáceas, glabras, aromáticas, lustrosas, de 8 a 14 cm de comprimento, brilhantes e elípticas. 

Flores: brancas com estames longos e numerosos, dipostas em racemos terminais. 

Frutos: são bagas elipsoides, com 3 a 4 cm de comprimento, de coloração roxa-escura quando maduros, polpa suculenta de sabor adocicado e adstringente com uma semente.

Clima e Solo: Prefere o clima quente e úmido.Se desenvolve em qualquer tipo de solo, inclusive aqueles impróprios para o cultivo comercial de outras frutas.

Usos: Os frutos são utilizados para o preparo de tortas, geleias, gelatina, bebidas, suco, vinho, vinagre e picles. Pode ser consumido in natura apesar da adstringência. O fruto é rico em ferro, proteína e outros minerais. O fruto possui uma tinta forte que ao ser consumido pode deixar manchas nas mãos e nos tecidos das roupas. É utilizado no tratamento de diabetes (chás de folhas da árvore), prisão de ventre, distúrbios gástricos e pancreáticos, gases e diarreias. A árvore é muito ornamental, devido a sua beleza plástica, grande copa, muito ramificada, e aos seus frutos comestíveis. Pode ser usada como cerca-viva e quebra-vento. Não é indicada para espaços públicos, para não manchar calçamentos de rua e a pintura de automóveis.
Fonte: http://www.todafruta.com.br/jambolao/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas