Fechar
Início do Conteúdo Principal

Kiwi

KiwiNome científico: Actinidia deliciosa (A. Chev.) E. F. Liang et A.R. Ferguson.
Nome popular: Quivi, kiwi; em inglês, kiwifruit
Família botânica: Actinidiaceae
Distribuição geográfica e habitat: o centro de origem do kiwi está nas regiões montanhosas do Sudeste da China, entre os paralelos 25 e 30º. No Brasil, o quivi ou kiwi foi introduzido no município de Campos do Jordão, SP, em 1970, porém a cultura alcançou maior expansão nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Características gerais: o quivizeiro é uma planta sarmentosa e trepadeira. Seu fruto é uma baga, com epiderme de coloração pardo-esverdeada, recoberta por tricomas pardos de comprimento variável e com inúmeras sementes de tamanho reduzido.
Clima e Solo: é uma planta que tem apresentado uma ampla adaptação climática. Um dos fatores mais limitantes à cultura é a ocorrência de ventos fortes. As principais cultivares femininos existentes no Brasil são Abbott, Bruno, Allison, Monty e Hayward; já os principais cultivares masculinos são Matua e Tomuri, todos de origem neozelandesa.
Usos: a principal utilização do quivi é o consumo na forma de fruta fresca ou de sucos naturais, porém pode ser utilizado de várias formas como conserva enlatada, polpa seca (passas), iogurtes, sorvetes, sobremesas, ingrediente de coquetéis, geleias, bebidas alcoólicas fermentadas ou destiladas, amaciantes de carnes, entre outras.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/quivi-kiwi/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas