Fechar
Início do Conteúdo Principal

Sapoti

SapotiNome científico: Manilkara zapota (Acbras zapota L.)
Nome popular: Sapoti
Família botânica: Sapotaceae
Origem e dispersão: O sapotizeiro é originário do México e da América Central, de onde se disseminou para os trópicos americanos, a Ásia e Áa frica. No Brasil, o sapotizeiro é encontrado principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.
Características:  O sapotizeiro é uma árvore de tronco ramificado que alcança até 20 m de altura. O fruto é uma baga redonda ou ovoide, com dimensões entre 6 e 10 cm de comprimento e 3 a 6 cm de diâmetro, com o peso variando entre 70 a 190 g.
Clima e solo: O sapotizeiro é uma planta de clima tropical, desenvolve-se bem em local quente e úmido ou quente e seco, com temperaturas entre 14 e 34 ºC, boa distribuição de chuvas e altitude até 1000 m.
Propagação: Pode ser propagado por sementes ou vegetativamente.
Variedades: Na Flórida, são citadas as variedades Prolific, Brow Sugar, Modello e Russel. Na Índia existem cerca de 20 variedades. No Brasil existem algumas seleções efetuadas pelo IPA. Variedades melhoradas têm sido obtidas por entidades de pesquisa do País, e a cultivar Itapirema é a mais cultivada no Nordeste, onde foi obtida no IPA de Pernambuco. É muito produtiva, tem, em média, 187 g, e tamanho grande, de 7 cm. Outros tipos produzem frutos de tamanho muito variável, desde 50 g a até mais de meio quilo. Recentemente, foram selecionadas outras cultivares de boa qualidade, de frutos maiores, tais como: Chocolate, Ipacuru, BRS 227 e BRS 228. A colheita do fruto é no outono-inverno. Sua polpa carnosa e, às vezes, áspera, é de cor palha a marrom, com ótimo sabor, muito doce e de casca escura a acinzentada, com 4 a 10 sementes. Tem 70% de polpa, 19% de casca e 4% de sementes.
Utilização: O fruto possui a polpa doce e saborosa sendo consumido ao natural, e também utilizado para a confecção de geleia, sorvete, refresco e xarope. Como o ponto de colheita é difícil de visualizar ou determinar, muitas vezes, os frutos são colhidos ainda imaturos, o que leva ao comércio de frutos de baixa qualidade. O ponto ideal de maturidade é pelo tempo da florada à colheita, mas esse índice é variável com as diferentes cultivares. A variedade Itapirema pode ser bem conservada até 10 dias, em geladeira a 10 oC, com o fruto envolto em filme plástico.

Fonte: http://www.todafruta.com.br/sapoti/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas