Fechar
Início do Conteúdo Principal

Cereja

Cereja Nome científico: Prunus avium L. (doces) e Prunus cerasus L. (ácidas)
Nome popular: Cereja
Família botânica: Rosaceae
Características gerais: A produção de cerejas praticamente não existe no Brasil, apesar de haver condições na região Sul, onde ocorre a produção de maçãs. A comercialização é realizada principalmente por meio da importação da Argentina e do Chile. Os maiores produtores mundiais de cerejas são, em ordem decrescente: Turquia, EUA, Irã, Itália, Espanha, Uzbequistão, Ucrânia, Romênia, Rússia, Chile, Síria, Hungria, França, Líbano e Grécia.
Os frutos são arredondados, brilhantes, escuros, avermelhados ou também amarelos, suculentos e que contêm uma semente no centro do fruto. A colheita das cerejas doces deve ser realizada mantendo-se os pedúnculos dos frutos para que se conservem frescos por mais tempo, e as cerejas ácidas podem ser colhidas sem os pedúnculos; entretanto, as duas espécies devem ser colhidas maduras no final do verão e início do inverno. Devido ao pequeno período de conservação pós-colheita, devem ser armazenadas sob refrigeração ou então processadas para que possam ser armazenadas por longo período.
Usos: As cerejas doces frequentemente são mais caras, porque possuem um curto período de conservação pós-colheita para serem comercializadas ao natural, ao passo que as cerejas ácidas também podem ser consumidas frescas, mas normalmente são adicionadas a várias sobremesas, bolos, conservas e molhos. Cerejas podem também ser usadas como acompanhamento para aves, peixes ou carne vermelha. São usadas também para preparar deliciosos licores, vinhos, tortas e sucos. Além do uso alimentício e medicinal da cerejeira, das folhas e dos frutos pode ser obtida uma tintura verde. A madeira é atrativa, dura e frequentemente usada para construção de móveis e objetos decorativos; além disto, as cerejeiras têm sido selecionadas para decoração devido ao florescimento na primavera, copa de forma ornamental e a casca do tronco, que é atrativa, pode também produzir uma cola adesiva retirada da goma do tronco. No mercado nacional, a cereja fresca, importada, aparece usualmente em dezembro e janeiro, com preço elevado. Em outros períodos consome-se a cereja em calda. Cerejas são também eficientes para reduzir o LDL e tumores. A resina do tronco da cereja tem sido usada como medicinal. Das sementes pode-se obter um óleo utilizado em saladas ou então na indústria de cosméticos.

fonte: http://www.todafruta.com.br/cereja/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas