Fechar
Início do Conteúdo Principal

Mangostão

Mangostão Nome científico: Garcinia mangostana L
Nomes populares: Mangostão; mangostim ou mangostin (formas aportuguesadas da denominação em inglês mangosteen); na Ásia, mangis; e, em espanhol, mangostan
Família botânica: Clusiaceae
Características gerais: Fruta originária do sudeste asiático, muito reputada em diversos países asiáticos, onde é tida como “a rainha das frutas”. O mangostão é pouco cultivado na África e nas Américas. No Brasil, foi introduzido em 1935 na Bahia e em 1942 no Pará, estado onde é produzido atualmente (SACRAMENTO, 2001). Esse autor escreveu um livro para a Sociedade Brasileira de Fruticultura.
Fruto: é uma baga arredondada ou subglobosa, com 4 sépalas na base, verde-claras, com 5 a 8 cm de diâmetro, ou até mais, e peso de 150 g, até pouco mais de 220 g, que demoram de 150 a 180 dias da florada à colheita. A cor do fruto, quando maduro, é roxa ou púrpura, e sua polpa é branca, translúcida, com 2 a 4 gomos, com ou sem sementes, de sabor muito agradável e delicado. Tem 10 a 36% de polpa. As sementes têm de 2 a 2,5 cm de comprimento. A casca é grossa, pouco lenhosa, dura, com 0,5 a 0,6 cm de espessura. Seu corte pode se feito sem cortar a polpa, para a retirada dos gomos inteiros para consumo. Os frutos que chegam ao mercado são classificados por tamanho e tipos, de 9 a 20, que são os números de fruto por caixa de 21 cm de lado, por 6,5 cm de altura, variando os pesos das frutas de 45-50 g a até 147-186 g. A porcentagem de polpa varia conforme o tipo: nos menores é de cerca de 20%, nos maiores até 25%. A casca perfaz entre 72 e 78% do peso do fruto, e as sementes, apenas 2 a 3%. O fruto é climatérico e deve ser armazenado em condições controladas, sendo 4,5 oC, e 85-90% de umidade relativa dão condições de armazenar por até sete semanas.


Fonte: http://www.todafruta.com.br/mangostao/

Outras Mudas - Plantas Frutíferas